A Comissão Social da União de Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e S. Bartolomeu da Serra, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém, está a desenvolver um Programa de Competências Pessoais e Sociais, denominado "Estar à Escuta", na Escola de S. Bartolomeu da Serra (1º ciclo).
O projeto é da responsabilidade da Drª Susana Cheis e começou com um Diagnóstico de Necessidades, após o qual se planearam quatro sessões a desenvolver com as crianças em contexto de sala de aula (entre janeiro e março) e uma Tertúlia com Pais, com o tema "Escutar o que os nossos filhos não dizem", que decorreu no passado dia 8 de fevereiro, entre as 18h e as 20h, na Escola de São Bartolomeu da Serra.
A iniciativa foi um sucesso e chamou à Escola 37 pessoas, entre os 15 e os 57 anos, muito motivados para ouvir e participar ativamente na sessão. A interação estabelecida entre todos foi notável, bem como a reflexão que se fez em conjunto.
Para além das orientações e dicas deixadas por Susana Cheis, os participantes puderam ainda contar com bolos e chá, oferecidos pelas educadoras e por alguns pais.