O Serviço Nacional de Saúde, criado há mais de 40 anos, teve uma importância decisiva para a melhoria dos indicadores de saúde. Por ação do S.N.S., também no Litoral Alentejano podemos beneficiar das suas boas condições, mas neste momento a população está confrontada com graves dificuldades de acesso aos cuidados de saúde.
Nos Cuidados de Saúde Primários, a população confronta-se com falta de Médicos de Família, cerca de 11.000 Utentes não têm Médico. É inadmissível nalgumas localidades a população só ter cuidados médicos de 15 em 15 dias. Há também diversas Extensões de Saúde que se encontram muito degradas, e com promessas de à vários anos para a reparação e/ou construção de novos edifícios.
No Hospital do Litoral Alentejano os tempos máximos de resposta garantidos, nas consultas e também nas cirurgias são ultrapassados. O Serviço de Urgência Pediátrica funciona sem Médicos especialistas em Pediatria. A nova Urgência está há mais de 1 ano concluída e não abre por falta de profissionais suficientes, estando em falta cerca de 15 Enfermeiros para garantir cuidados de saúde de qualidade. Em algumas especialidades só há 1 Médico para os cerca de 100.000 Utentes.
Assim os Utentes do Litoral Alentejano exigem ao Governo/Ministério da Saúde, o seguinte:
- Contratação de Médicos, Enfermeiros, Assistentes Operacionais, Assistentes Técnicos, Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica, entre outros;
- Atribuição de Médico de Família (ou seja, com a Especialidade de Medicina Geral e Familiar) a todos os Utentes;
- Construção e/ou reparação das Extensões de Saúde;
- Reabertura da Urgência do Centro de Saúde de Grândola, 24 horas;
- Colocação de uma Ambulância Suporte Imediato de Vida no Serviço de Urgência Básico do Centro de Saúde de Alcácer do Sal
- Abertura do novo Serviço de Urgência do H.L.A., com todos os Profissionais necessários;
- Garantir Médico Pediatra, 24 horas, na respetiva Urgência do H.L.A.;
- Reabertura de todas as camas dos Serviços de Internamento e da Unidade de Convalescença do H.L.A.;
- Redução dos tempos de espera para Consultas, Cirurgias, Tratamentos e Exames de Diagnóstico e Terapêutica no H.L.A.;
- Valorizar e alargar valências no H.L.A.;
- Repor a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano no Sector Público Administrativo;
- Revogar todas as Taxas Moderadoras;
- Por um Serviço Nacional de Saúde, Universal, Geral e Gratuito.